A Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo CFM desde 1978, apesar disso muitos me questionam: O que é Nutrologia?
Vamos a uma definição "formal":
“a nutrologia estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes (carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas, por exemplo). Ela aplica este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ouexcesso, como acontece na obesidade, nas deficiências de vitaminas e na sarcopenia – que é a perda muscular excessiva no envelhecimento.
O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologiadas doenças diretamente relacionadasaos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.” (ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia, 2014)
A definição “formal" pode ser um pouco confusa. Uma vez me disseram: o nutrólogo é um nutricionista chique.
Na verdade, o nutrólogo é um médico que, muitas vezes associado ao nutricionista, trata dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas a alimentação - como: Obesidade, Desnutrição, Diabetes, Hipertensão, Intolerância à Lactose, Alergias Alimentares, Nutrição na Infância…).
Os objetivos dos médicos nutrólogos são conhecer e mostrar as funções básicas e fundamentais dos nutrientes no crescimento e no desenvolvimento físico e mental do seu paciente. Atuam também na prevenção de doenças crônicas, promoção da saúde (a nutrição precede a saúde)e da qualidade de vida, no diagnóstico e tratamento de distúrbios nutricionais.
Um dado que chama a atenção e vem preocupando os profissionais da saúde atualmente, é o aumento na incidência de sobrepeso e de obesidade (chega a ser uma epidemia!). Essas doenças estão entre os mais graves problemasno mundo relacionado a nutrição. Por sua importância, elas têm sido objeto de diversos estudos sobre sua etiologia, caracterização e tratamento, incluindo o tratamento pela cirúrgica bariátrica - esta deve ser realizada com a correta indicação e acompanhamento de umNutrólogo. A obesidade é, sem dúvida, um dos mais importantes e atuais campos de estudo e tratamento da Nutrologia. Estudos de fatores que interferem no apetite e na saciedade, bem como a demonstração do efeito de peptídeos e hormônios na célula nervosa, no intestino e no cérebro, justificam o uso de medicamentos no tratamento destas doenças.
O que mais me atraiu para o estudo da Nutrologia foi a possibilidade de realmente fazer uma medicina preventiva e cuidar da saúde do paciente de forma mais completa.
A Nutrição é base de uma vida saudável. Realmente somos o que comemos, e o que comemos influência diretamente na nossa qualidade de vida. Mas, o que comer? Devemos sempre ir atrás de fontes confiáveis de informações.
Nos próximos posts conversaremos mais sobre isso.
Beijos.
Dra. Isabela Dupin
CRM-SP 158328
Referências:
OLIVEIRA, José Eduardo Dutra de; MARCHINI, Julio Sérgio. Nutrologia: especialidade médica. Rev. Assoc. Med. Bras., São Paulo , v. 54, n. 6, p. 483-485, Dec. 2008 .
Nenhum comentário:
Postar um comentário