terça-feira, 31 de julho de 2012

Pilates para Prevenção e Reabilitação de Lesões em Dentistas

 
Hoje em dia vemos um aumento significativo de doenças ocupacionais em profissionais da saúde, e os cirurgiões-dentistas são altamente afetados, causando muitas vezes um abandono precoce da profissão. Estes profissionais permanecem muito tempo sentados, na mesma postura e ainda, realizando movimentos repetitivos com os mesmos grupos musculares, como, coluna cervical, cintura escapular, punho e dedos, além de acarretar problemas à coluna vertebral, principalmente região lombar, muitas vezes por posturas inadequadas na execução das tarefas.

O método Pilates abrange o nosso corpo de maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento do corpo, e em determinados casos, trazendo uma descompressão de tensões existentes, bem como, alívio de pinçamentos e compressões do disco vertebral.

Para os dentistas é preciso enfatizar os grupos musculares estabilizadores da coluna vertebral, cintura escapular, membros superiores e abdomem, para que haja uma maior estabilização da coluna lombar; lembrando também da rotação de tronco, já que durante o atendimento, não são realizados movimentos dinâmicos, de grande amplitude.

O Pilates obedece alguns princípios, entre eles, a respiração, a concentração, a fluidez de movimentos e a centralização de força, onde seu foco é o trabalho da região central do corpo, ou tronco, fazendo a manutenção da postura e equilíbrio do corpo, além disso, fortalece os músculos profundos do corpo, tornando-o funcionalmente mais forte, proporcionando mais disposição e um melhor desempenho para o dia-a-dia.

Desta forma, o Pilates tem sido uma ótima alternativa para os Dentistas, melhorando a postura e prevenindo lesões, trazendo saúde e qualidade de vida.


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pilates para Tenistas

Imagem retirada Internet

O tênis é uma atividade física complexa, que trabalha todo o corpo, é um exercício de concentração e disciplina e que requer agilidade, coordenação, energia, resistência, força e equilíbrio. No tênis realiza-se movimentos que expõe os jogadores a lesões, por ser uma atividade unilateral, muito susceptível a desequilíbrios músculo-esqueléticos.
O melhor a fazer para evitar lesões é um trabalho físico que fortalece principalmente as partes do corpo mais susceptíveis e também desenvolver o equilíbrio, concentração e resistência. Podemos garantir esses benefícios através da prática do Pilates.

" O tenista Flávio Saretta, em entrevista a revista Alfa (março 2012), diz que sabe perfeitamente a importância da preparação física e, hoje, aposta no Pilates como método eficiente de condicionamento  e prevenção contra contusões. Diz que a maioria dos tenistas de alto desempenho faz Pilates para reduzir dores e lesões." 

 O método Pilates obedece princípios de concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração. O Pilates desenvolve uma respiração eficiente e adequada, onde é utilizado todo o potencial do diafragma, músculos abdominais e paravertebrais lombares, criando um centro de força no corpo, que possibilita adquirir estabilidade, aumento de precisão e potência dos movimentos em membros superiores e inferiores, o que completa os princípios do método.

O tênis é um esporte assimétrico para o corpo, e esta é uma das causas mais frequentes de desequilíbrio da musculatura, que acaba por resultar em lesões agudas e crônicas, tornando algumas vezes quase impossível o sucesso e o prazer na prática do tênis. O Pilates pode ser o parceiro ideal no treino do tenista, pois trabalha todo o corpo de uma forma simétrica e equilibrada, desenvolvendo os músculos que desenvolvem potência nos golpes, mas também trabalha os músculos responsáveis pela estabilidade, controle e a desaceleração do movimento.

Segue alguns exercícios que ajudam a fortalecer e prevenir lesões:


- Kneeling arm series


Imagem retirada Internet

Ajoelhado lateralmente à barra de pés no reformer, segurando a alça de mão com o cotovelo flexionado e o ombro levemente flexionado e aduzido horizontalmente e em rotação interna (membro superior ao lado da barra de pés). Deve-se inspirar e expirar realizando a extensão do cotovelo e a rotação externa do ombro. Fortalece e previne lesões na articulação escapulotorácica. Repita o exercício de oito a dez vezes em cada braço.


Imagem retirada Internet
Ajoelhado com os pés encostados na cabeceira, segurando a alça de mão com os cotovelos flexionados na altura do umbigo. Deve-se inspirar e expirar realizando a estendendo os cotovelos para frente e para cima.
Fortalece o bíceps e deltóide. Repita o exercício de oito a dez vezes em cada braço.


Hug a Tree: 
Imagem retirada Internet
Ajoelhado com os pés encostados na cabeceira, segurando a alça de mão, com ombros abduzidos e cotovelos flexionados. Deve-se inspirar e expirar estendendo os cotovelos, fechando os braços na altura do peito. Fortalece os membros superiores simetricamente. Repita de oito a dez vezes de cada lado.


- Front Balance: 
Imagem retirada Internet

Em pé, de frente para cadeira, coloque a ponta de um pé na barra em flexão plantar, a outra perna flexionada e apoiada na cadeira, alinhando joelho e tronco. Inspire e expire fazendo plantiflexão de tornozelo estendendo o joelho e quadril da perna apoiada na cadeira. Mantenha sempre o alinhamento em direção ao teto. Trabalha o equilíbrio, a estabilidade do tronco, alinhamento do joelho ee fortalece musculatura da coxa. Repita de dez a doze vezes em cada perna.



- Roll up twist

Imagem retirada Internet

Sentado no barrel, pés apoiados na escada, coluna ereta e membros superiores segurando bastão. Inspire e expire fazendo extensão e rotação do tronco. Repita oito vezes de cada lado. Fortalece os músculos abdominais e obliquos internos.


Espero que gostem e boa aula!

Drª Cíntia Menecucci